segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Abandono de animais









Caro leitor, meu recado de hoje é: se você está pensando em abandonar seu pet, faça diferente e contribua para que nossa realidade haja mudanças, ao deixar seu animal na rua você oferece riscos a saúde humana e para a própria saúde de seu amiguinho, se está sendo por algum motivo inviável ficar com seu pet mande-o para adoção, ou apenas pergunte para que alguém de responsabilidade se tem interesse de ter um cãozinho ou o mais importante: antes de ter um animal de estimação se pergunte se realmente você terá tempo e disposição para cuidar dele, são pequenas perguntas ou atitudes que fazem a diferença para mudar essa situação.

 Os animais na rua é hoje uma das questões de bem-estar animal mais visíveis em todo o mundo. Os cães são os animais mais afetados: dos cerca de 500 milhões de cachorros do mundo, aproximadamente 75% estão na rua.
A vida nas ruas é dura. Cães nessa situação têm que lutar pela limitada quantidade de alimentos disponíveis. Os ferimentos decorrentes dessas lutas raramente são tratados.
Tumores, infecções dermatológicas e feridas abertas são comuns nos animais na rua. Mais de 75% dos filhotes em países em desenvolvimento morrem em decorrência de doenças como a raiva e cinomose.

Conflitos com seres humanos

Cães que vivem na rua, freqüentemente famintos e doentes, procuram comida e abrigo nas comunidades humanas. Geralmente são tidos como uma chateação e ameaça à saúde pelos residentes do lugar.
Por ignorância e falta de recursos, algumas comunidadades em países em desenvolvimento muitas vezes recorrem ao extermínio indeterminado dos cães, seja por envenenamento, eletrocussão ou à tiros.Esses métodos são desumanos e causam grande dor e sofrimento aos animais. São também ineficazes em longo prazo, uma vez que não atacam a causa do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário