sábado, 28 de setembro de 2013

Bem estar animal e o desenvolvimento sustentável

O que é bem-estar animal?


Em 2008, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) adotou a seguinte definição de bem-estar animal:

“Bem-estar animal significa como um animal está lidando com as condições em que vive. Um animal é considerado em bom estado de bem-estar se (com comprovação científica) estiver saudável, confortável, bem nutrido, seguro, capaz de expressar seu comportamento inato/natural, e se não estiver sofrendo com dores, medo e angústias. Bem-estar animal requer prevenção contra doenças e tratamento veterinário, abrigo adequado, gerenciamento, nutrição, manejo cuidadoso e abate humanitário. Bem-estar animal diz respeito ao estado do animal; o tratamento que um animal recebe inclui outras relações como cuidados veterinários, criação e tratamento humanitário.”

Essa definição indica que o bem-estar animal pode ser medido em uma escala, que varia de bom a precário, e que há fatores importantes que o influenciam. Esses fatores podem ser resumidos de várias maneiras e um método comum de se medir o bem-estar de um animal baseia-se nas cinco liberdades, como definido pelo Conselho de Bem-Estar dos Animais de Produção (FAWC) e em destaque abaixo.

 As cinco liberdades:
1. Livres de fome e sede
2. Livres de desconforto
3. Livres de dor, ferimentos e doenças
4. Livres para expressar seu comportamento natural
5. Livres de medo e de diestresse

Fonte: 1 Extraído da publicação da International Coalition of Farm Animal Welfare – ICFAW-  (Maio 2010), Animal Welfare Worldwide: the role of veterinary services in improving animal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário