Todo pet adora e precisa se divertir, extravasar as energias, correr, pular, rolar na grama, enfim, ser feliz. E o mercado dos brinquedos para eles já se conscientizou de que muitas pessoas buscam alternativas que ajudem ao meio ambiente, lançando diversos produtos neste contexto.
O quesito mais básico que deve ser avaliado na hora de comprar algum item de divertimento fundamentado na relação animais com sustentabilidade é se ele é produzido com materiais reciclados. Não importa o tamanho, o modelo ou a cor, sendo de produto reutilizado, você já está fazendo a sua parte.
Se você tem um cachorro que sabe andar sem coleira (e se comporta direito com as pessoas e outros bichinhos que encontra pelo caminho, caso contrário, jamais faça isso) e adora buscar e trazer objetos arremessados para ele nos parques, você já encontra lançadores de bolas ecológicos em diversos pontos de vendas do País. A grande maioria é feita com plásticos reciclados, cortiças e bambus.
Claro, se os cãezinhos tem vez com os brinquedos engajados na questão animais e sustentabilidade, os gatos também! Só que eles amam acompanhar e tentar agarrar objetos que caminham pelo chão (ou parede). E, então, inventaram uma simulação de barragem movida à luz solar, fazendo o mesmo efeito como se você estivesse com um graveto e uma bola na ponta para fazer diversos movimentos. Este “brinquedo verde”, ao ser atingido com raios de Sol, aciona o motor e começa a pular e dançar sozinho, deixando os felinos entretidos e sem que os donos precisem fazer esforço algum.
As famosas bolinhas, tão adoradas pelos cachorros e gatos, também já existem em diversos materiais ecológicos. Pesquisando bem, são encontradas em 100% de fibras vegetais de lufa (esponja vegetal) ou eco feltro.