sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A importância do bem-estar animal para a sustentabilidade

“O side event, evento paralelo à 19ª CDS, foi uma excelente oportunidade para apresentarmos a diversos stakeholders como a questão do bem-estar animal é essencial dentro da agenda de sustentabilidade global. A WSPA tem trabalhado intensamente para garantir que este tema seja inserido na pauta da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. A receptividade do público foi ótima e estamos otimistas pela continuidade da discussão em novos fóruns”, destacou o Diretor Regional para a América do Sul da WSPA, Luis Carlos Sarmiento.
Diante dos representantes internacionais, Vicki Hird, consultora de Campanhas de Agricultura Humanitária e Sustentável da WSPA (HSA, termo em inglês), apresentou as cinco recomendações prioritárias da organização para a Rio+20. Ela demonstrou as razões pelas quais o tratamento humanitário aos animais de criação deve ser inserido no centro do debate sobre a produção e o consumo sustentáveis de alimentos em todo o mundo.
“É muito estimulante contar com a presença de pessoas tão influentes na mesma sala, ouvindo e respondendo positivamente à mensagem da WSPA, segundo a qual o bem-estar animal é um ingrediente indispensável à mistura de temas que integram o discurso sobre sustentabilidade”, disse Hird. “Seja sob o ponto de vista da segurança dos alimentos, da sobrevivência de comunidades ou de mudanças climáticas, o zelo pelo bem-estar animal é um aspecto-chave na produção de alimentos em todo o mundo.”
Dentre as reações positivas por parte de representantes de governos, vale mencionar a Costa Rica, que elogiou a WSPA “por manifestar uma posição clara para o evento do Rio – realmente excelente”, e o representante do Panamá, que demonstrou estar “interessado no assunto – já que a criação de animais é um ponto-chave em muitas áreas.” Um representante das Nações Unidas disse que estava “extremamente impressionado com o comparecimento maciço ao evento, e com a forma como a WSPA destacou alguns tópicos essenciais para levar as pessoas a refletirem sobre o tema.” O próximo passo será debater o assunto em uma conferência de maior porte sobre sociedades sustentáveis, agendada para o próximo mês de setembro, em Bonn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário